quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Muito mais do que simples ginástica

Yoga

O YOGA É UMA TRADIÇAO COMPLEXA, com cinco mil anos de história, ou mais. Os principiantes facilmente se deixam assoberbar pela vastidão e pela riqueza da prática, da filosofia e da literatura yogues. Porém, existem alguns princípios básicos que, uma vez compreendidos, facilitam o acesso a cada um dos numerosos aspectos dessa grande tradição. Aqui estão dez desses princípios fundamentais.

O Râja-Yoga é o "Yoga Real" - o caminho de oito membros ou ashta-anga-yoga de Patanjali, também chamado de "Yoga Clássico" , que tem por objetivo a libertação por meio da meditação e se dirige aos praticantes capazes de uma concentração intensa acompanhada pela renúncia ao mundo.

O Hatha-Yoga é o "Yoga da Força", que tem por objetivo a libertação por meio da transformação física.

O Jnâna-Yoga é o "Yoga da Sabedoria", que tem por objetivo a libertação por meio do exercício perseverante do discernimento superior, que distingue claramente o Real do ilusório; à semelhança do Râja-Yoga, o Jnâna-Yoga atribui grande importância à renúncia.

O Karma-Yoga é o "Yoga da Ação", que tem por objetivo a libertação por meio do serviço auto-transcendente; muitas vezes é considerado especialmente adequado aos que não dispõem em grau suficiente das qualidades necessárias para a concentração e a meditação, mas, na verdade, é um caminho necessário para quantos praticam o Yoga em geral.

O Bhakti-Yoga é o "Yoga da Devoção", que tem por objetivo a libertação por meio da entrega confiante de si mesmo ao Ser divino; atrai especialmente os que são dotados de uma profunda capacidade de sentir e não vêem a Realidade transcendente de forma impessoal, mas pessoal.

O Mantra-Yoga é o "Yoga dos Sons Poderosos", que tem por objetivo a libertação por meio da recitação (vocal ou mental) de sons dotados de um poder específico (como om, hum, ram, hare, krishna, etc.), recitação essa que muitas vezes é encarada como um aspecto do Tantra-Yoga.

O Tantra-Yoga ou "Yoga da Continuidade", que tem por objetivo a libertação por meio de rituais, da visualização, do trabalho energético sutil e da percepção da identidade (ou continuidade) entre o mundo comum e a Realidade transcendente.

Ashtanga: os oito pilares da yoga clássica

Referidos como componentes ou etapas, são passos que se sobrepõem à medida que se avança no caminho. São:

  • 1 - Yama ou refreamentos
    • 1.1 -Ahimsa ou não-violência
    • 1.2 -Satya ou não mentir
    • 1.3 -Asteya ou não-roubar
    • 1.4 -Brahmacharya ou não dissipar a sexualidade
    • 1.5 -Aparigraha ou não cobiçar
  • 2 - Niyama ou auto-observações
    • 2.1 -Saucha ou limpeza
      • do corpo: alimentação, limpezas corporais (shat-karma) e pranayama.
      • da mente, do intelecto, das emoções
      • do lugar em que se pratica Ioga
    • 2.2 -Santosha ou auto-contentamento
    • 2.3 -Tapas ou auto-superação
      • esforço do corpo, da fala e da mente
    • 2.4 -Svadhyaya ou auto-estudo
    • 2.5 -Ishvara pranidhama ou auto-entrega
  • 3 - Asana ou posições psicofísicas
  • 4 - Pranayama ou expansão (ayama) da força vital (prána) através de exercícios respiratórios
  • 5 - Pratyahara ou abstração dos sentidos externos
  • 6 - Dharana ou concentração mental
  • 7 - Dhyana ou meditação
  • 8 - Samadhi ou absorção meditativa

· A obra Ioga Sutra de Pátañjali (300 a 200 a.C.) é um tratado clássico da filosofia ióguica e contém seus principais aspectos. O sistema filosófico do Ioga como exposto no Ioga Sutra aceita a psicologia, metafísica e fenomenologia da escola Samkhya, por isso pode-se dizer que são duas escolas irmãs, diferenciando apenas no uso do Íshvara (Senhor, um Purusha nunca afetado pela Prakrti) que o

· "O ioga tem cinco significados principais:

1) ioga como método disciplinar para atingir uma meta;

2) ioga como técnica para controlar o corpo e a mente;

3) ioga como nome de uma das escolas ou sistemas de filosofia (darśana);

4) ioga aliada a outros termos, como hatha-, mantra-, and laya-, referindo-se às tradições especializadas em técnicas específicas do ioga;

5) ioga como meta da prática de ioga." Jacobsen, p. 4

As várias definições de Yoga

É uma disciplina espiritual que utiliza o corpo para expressar as emoções e sentimentos de forma harmônica.(Mestre Taunay Valle)

Toda vida é Yoga. (Sri Aurobindo)

Yoga é a parada das ondas mentais. (Patanjali)

Yoga é a habilidade da ação (Bhagavad Gita)

Yoga é uma ciência pragmática e intemporal, desenvolvida através de milênios que trata do bem estar físico, mental e espiritual do homem como um todo. (Iyengar)

Quais os benefícios do Yoga?

Físico: aumento da capacidade respiratória, fortalecimento do sistema imunológico, rítmico respiratório mais lento, maior relaxamento muscular, eliminação do estresse físico, equilíbrio do sistema glandular, sono profundo e restaurador, etc.

Emocional: equilíbrio das emoções e sentimentos.

Mental: maior concentração, auto-estima, autoconfiança, relaxamento mental, autoconhecimento.

Espiritual: paz interior.

Qual é o objetivo do Yoga?

O objetivo do Yoga é o samadhi, ou seja, é fazer o ser humano tomar consciência novamente do seu estado natural de plenitude, que é em verdade o estado natural do ser que está além dos condicionamentos.

Samadhi significa um estado de êxtase espiritual. Enquanto que no yoga tradicional (Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, etc.) este é o objetivo final, para o Yoga Integral este é o primeiro passo. O Yoga Integral de Sri Aurobindo não procura tornar este estado de realização espiritual longe da vida terrestre, numa escala individual, mas numa transformação da consciência de todos pela descida do Divino. Cada experiência com o mundo externo, seja isso importante ou trivial, seja direcionada para o Divino e se torne num degrau para a perfeição.

Yoga é religião?

É um grande erro considerar que yoga seja uma forma de religião. O Yoga chegou ao ocidente impregnado de hinduismo, por isso, muitas pessoas acreditam que yoga é uma religião hinduísta. Para o indiano, toda religião é uma espécie de yoga. Na Índia, tanto o hinduismo, budismo, jainismo praticam yoga. Assim qualquer pessoa, independente de sua religião, pode praticar yoga e se beneficiar de sua prática. Na realidade, para praticar yoga não é necessário acreditar em Deus, pois yoga não é uma questão de crença em certos dogmas, mas de ampliação da consciência até num plano universal.

Por isso, a maioria dos praticantes de Yôga não se interessa pela meta da coisa em si (kundaliní e samádhi). Em vez disso, satisfaz-se com os fortes e rápidos efeitos sobre o corpo e a saúde.

Fonte: yoga-integral.org

O Yoga não é apenas uma série de exercícios, mas sim uma porta que se abre em direção ao infinito…… Sting


Nenhum comentário:

Postar um comentário