terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Lipoaspiração - cuidados pós-operatório

Lipoaspiração: Cuidados Pós-operatórios

Sempre temos muitas dúvidas quanto ao período pós-operatório das cirurgias estéticas.
Tentarei sanar algumas dúvidas, mas vamos lembrar que saúde não é matemática, e a recuperação do paciente depende de diversos fatores.

1)  Quais fatores podem influenciar na recuperação pós-operatória estética?
Idade, raça, sexo, tabagismo, área da cirurgia, sensibilidade à dor, tamanho da cirurgia, entre outros.

2)  É obrigatório o uso da cinta compressiva?
O uso da cinta fica a critério do médico que realizou o procedimento. Na prática, observamos que 98% dos médicos indicam o uso da cinta compressiva no pós-operatório imediato. O tempo de uso também fica a critério do médico responsável.

3)  Quanto tempo demora para retirar os pontos?
Os pontos, geralmente, são retirados após 7 dias. Devemos lembrar que cada caso é um caso e este tempo não é regra.


4)  O que é Drenagem Linfática? Quais são os benefícios?

A drenagem linfática é uma técnica que proporciona a redução de líquidos acumulados no organismo e, portanto, se realizada no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica ela atuará na redução do edema (inchaço) pós-operatório.
O ato cirúrgico em si causa algumas lesões no corpo como cortes e cicatrizes. Isso leva a uma resposta orgânica inflamatória que compreende o estravazamento de líquidos do interior das células para o subcutâneo (embaixo da pele) e à formação de cicatrizes fibróticas e hematomas.
A drenagem linfática, ao estimular a circulação linfática, distribui este líquido excedente para os gânglios e com isso diminui o inchaço da região operada, além de ajudar a reabsorção de hematomas acelerando o processo de cicatrização do corpo diminuindo o risco de infecções secundárias.
O tratamento deve ser iniciado de 48 a 72 horas após a cirurgia com a freqüência de 2 a 3 vezes na semana, até a remoção total do edema.
Objetivo: Diminuição da dor; eliminação do edema; evitar a formação de fibrose (nódulos).

5)   PARA QUE SERVE O ULTRASSOM NO PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO? 
O ultrassom auxilia a organizar a cicatrização interna depois da lipoaspiração, sendo muito importante para minimizar nodulações e irregularidades pós-operatórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário