segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Drenagem Linfática no verão!!!

A drenagem linfática é uma espécie de massagem que facilita o escoamento do líquido linfático (que fica entre as células) até os gânglios linfáticos, que o drena para a circulação. Esses líquidos (linfáticos) ficam retidos em tecidos subcutâneos causando uma certa sensação de inchaço e incomodo.

O sistema linfático é responsável por várias funções e opera ajudando a manutenção do equilíbrio de fluido, drenando-o dos tecidos do corpo; auxiliando a defesa do corpo contra substâncias que produzem doença; ajuda absorção de gorduras do sistema digestório; retornando substâncias vitais, como proteína do plasma, à corrente sangüínea a partir de tecidos do corpo. As moléculas de proteínas transportam oxigênio e nutrientes para as células dos tecidos, onde então removem seus resíduos metabólicos. Várias moléculas de proteínas que não conseguem ser transportadas pelo sistema venoso são retornadas ao sistema sangüíneo através do linfático. Conseqüentemente, o líquido linfático se torna rico em proteínas, mas também transporta células adiposas, e outras macromoléculas. A circulação normal de proteínas requer um funcionamento adequado dos vasos linfáticos, caso contrário, os espaços intersticiais podem ficar congestionados .


O sistema linfático é composto pela via linfática que são: capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos; e pelos tecidos linfóides que são: gânglios linfáticos – linfonodos, baço, amídalas e timo.

A linfa é o líquido encontrado nos "vasos" linfáticos. Quando o líquido intersticial deixa o interstício celular e entra em um capilar linfático recebe o nome de linfa que mais tarde se juntará ao sangue venoso pouco antes do coração.


Os vasos linfáticos possuem camadas semelhantes às paredes das veias e válvulas (valvas) em maior número que nas veias o que permite a linfa fluir em uma só direção, a do coração 4. A linfa que está sendo transportada pelo sistema linfático, será conduzido para a corrente sanguínea, o qual levará para o baço, os intestinos e os rins para desintoxicação.

A técnica de massagem denominada Drenagem Linfática Manual, foi desenvolvida entre, 1932 e 1936, pelo dinamarquês Emil Vodder (1896 - 1996), doutor em História da Arte, Massagista e, depois, Fisioterapeuta.

A massagem drenagem linfática manual é o modo de drenar, ou seja, esvaziar o interstício celular e os vasos linfáticos, retirando os líquidos que se encontram dentro destes, através de manobras específicas que visam eliminar os catabólicos produzidos pelo organismo decorrente do metabolismo celular.


Ela é um valioso mecanismo de auxílio no mecanismo de retorno venoso e linfático, uma vez que, contrariamente ao sistema cárdio-circulatório, onde o coração funciona como uma bomba contrátil-propulsora impulsionando o sangue pelos dos vasos sanguíneos, o sistema linfático não possui este mecanismo. Assim, para que a linfa possa circular como o sangue, as manobras de massagem drenagem linfática manual possibilitam a aceleração do retorno venoso ao coração, pois através de técnicas específicas, exerce uma pressão suave nos tecidos musculares, estimulando dessa maneira, a eliminação de toxinas, além de resíduos e substâncias oriundas de infecções, bem como, inflamações, espasmos musculares e alterações similares, trazendo vários benefícios orgânicos.


A drenagem manual é feita também por manobras superficiais que devem pressionar somente os tecidos superficiais (tecido tegumentar e tecido adiposo) sem atingir a musculatura.

Para a execução correta da massagem de drenagem linfática deve-se atentar para a posição do segmento corpóreo, a pressão exercida deve seguir sempre o sentido fisiológico da drenagem, a massagem deve iniciar-se pelas manobras que facilitem a evacuação, objetivando descongestionar as vias linfáticas, o conhecimento das vias de drenagem é de importância para o sucesso da terapia.

Ela é indicada em caso de: retenção de líquidos, celulite, pré e pós operatório, edema, tensão pré menstrual, obesidade, gestante, varizes, dores musculares, relaxamento. Suas contra indicações são: infecção aguda, neoplasia, trombose, insuficiência cardíaca, pressão baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário